WhatsApp
(31) 99944-8403

Está difícil concentrar? 4 passos para manter o foco nos estudos

"Não vendo cursos, conquisto satisfeitos."

Transparência faz parte do nosso negócio, ela traz credibilidade ao nosso curso. O professor Marcelo Burgel, aprovado em vários concursos públicos de provas e títulos, sendo três deles entre os 20 primeiros colocados, é Pós-Graduado em Direito, foi Assessor da Escola Judicial, Instrutor de Língua Portuguesa e Revisor no TRT/MG, além de ter prestado serviços de revisão e cursos de português para OAB/MG, para outros órgãos públicos e para empresas indicadas pelo CDL/BH. É um grande prazer ensinar para os candidatos o caminho da aprovação em concursos públicos e na redação do Enem.

Está difícil concentrar? 4 passos para manter o foco nos estudos

Todo candidato sabe da importância de manter o foco nos estudos para concursos. No entanto, essa continua sendo uma grande dificuldade no dia a dia de muitos concurseiros.

De fato, não existe uma fórmula mágica nem uma receita definitiva para se manter o foco nos estudos. Para o alívio dos candidatos, no entanto, é possível colocar em prática algumas dicas para controlar as distrações, melhorando sua produtividade ao estudar.

Assim como uma simples mosca voando pode ser o fim de um dia de estudos, a falta de planejamento e objetivos podem ser fatais para o estudante. Quer se prevenir desse mal? Acompanhe nossas dicas abaixo e veja como manter o foco com eficiência!

1. Adotar hábitos positivos e se livrar dos negativos

Nossos hábitos são moldados de acordo com o meio em que vivemos desde a infância. Enquanto muitos deles são positivos, outros só nos prejudicam e atrasam nossas expectativas.

Como hábitos positivos, devemos pensar na organização, predisposição e preocupação com a saúde mental e física. Se você já tem essas premissas como algo comum no seu dia a dia, ótimo: basta mantê-los e agregá-los a outros pontos positivos. Caso você não os tenha, procure adotá-los o mais rápido possível.

Os hábitos negativos são aqueles que vão contra tudo que pode lhe ajudar a manter o foco nos estudos, como falta de planejamento e desorganização, principais pontos que precisam ser mudados para que você passe a estudar com mais qualidade e eficiência.

2. Aprender técnicas para manter o foco nos estudos

Como já dissemos, não existem fórmulas prontas, mas é possível usar algumas dicas para criar sua própria receita e se adaptar de acordo com o que funcionar melhor para o seu caso. Entre as principais práticas, busque:

  • escolher um ambiente agradável e longe de janelas ou de locais barulhentos;
  • desligar o celular e tente se esquecer das redes sociais enquanto estiver estudando;
  • criar uma rotina de estudos dentro de sua realidade.

É importante não haver interferências que possam atrapalhar a concentração. Por isso, fique atento a elas também nos intervalos de descanso entre uma matéria e outra.

Lembre-se que hábitos que parecem pequenos, como checar as redes sociais, podem fazer com que você se deixe levar e não cumpra o horário que determinou. Por isso, estabeleça uma rotina de acordo com suas necessidades e procure seguir sua agenda religiosamente.

3. Criar diferentes maneiras de estudar

A ideia de rotina pode incomodar algumas pessoas, mas na hora de estudar, é essencial contar com uma programação detalhada. Para não se entediar e cair naquilo que faz da rotina algo ruim, procure alternar as matérias e diversificar os temas abordados.

Se você precisa estudar para língua portuguesa e redação, por exemplo, e reservou as terças e quintas para uma e as quartas e sextas para a outra, explore novos métodos de estudo ou use materiais diferentes, como vídeos, textos, podcasts, entre outros.

Portanto, se em um determinado dia você fez uma longa sessão de leitura, você pode optar apenas por assistir a vídeos no dia seguinte.

4. Ter objetivos e metas bem claros

Se você não tem metas bem definidas, pode ser que não tenha bons resultados mesmo que siga todas as dicas anteriores. Assim, ter em mente quais são os seus objetivos — tanto para um dia específico de estudos quanto em termos gerais — é essencial para manter o foco e a motivação.

Não adianta apenas dizer que vai estudar para concursos: cada um tem suas especificidades, e conhecê-las antes mesmo de começar os estudos é fundamental. Além disso, saber o tipo de concurso em que você busca aprovação é o maior passo para seguir o caminho e conquistar a tão sonhada vaga em um cargo público.

Gostou das nossas dicas para manter o foco nos estudos? Já está trabalhando na sua própria rotina? Compartilhe suas experiências conosco aqui nos comentários!

Deixe um comentário