Melhor Curso de Português de BH | Zap
(31) 99944-8403

Curso de Português BH Técnicas de memorização

"Não vendo cursos, conquisto satisfeitos."

Transparência faz parte do nosso negócio, ela traz credibilidade ao nosso curso. O professor Marcelo Burgel, aprovado em vários concursos públicos de provas e títulos, sendo três deles entre os 20 primeiros colocados, é Pós-Graduado em Direito, foi Assessor da Escola Judicial, Instrutor de Língua Portuguesa e Revisor no TRT/MG, além de ter prestado serviços de revisão e cursos de português para OAB/MG, para outros órgãos públicos e para empresas indicadas pelo CDL/BH. É um grande prazer ensinar para os candidatos o caminho da aprovação em concursos públicos e na redação do Enem.

Curso de Português BH Técnicas de memorização

Curso de Português BH Técnicas de memorização

Curso de Português BH Técnicas de memorização. Estudar para um concurso público não é nada fácil. Além da grande quantidade de conteúdos a serem vistos, há as atualidades que precisam de muita atenção, pois podem ser tema de redações.

Com tanta informação para ser armazenada, muitos concurseiros acabam estudando por horas a fio sem conseguir memorizar todo o conteúdo a tempo. Para evitar que isso aconteça com você, no post de hoje listamos as 7 melhores técnicas de memorização para te ajudar nos seus estudos. Confira!

Simulados

Os simulados ajudam a testar seu cérebro e, consequentemente, fazem com que você consiga memorizar melhor o conteúdo estudado. Isso fará com que essas informações possam ser recuperadas com mais facilidade. Além disso, outra vantagem da realização de simulados é que você pode ter uma ideia mais concreta de quais são seus pontos fortes e fracos e, assim, reorganizar seus estudos baseado nessas informações.

Autoexplicação

A autoexplicação consiste em, após realizar a leitura, falar em voz alta o que você entendeu sobre o que acabou de ler, como se estivesse explicando para outra pessoa. Isso fará com que você perceba caso não tenha compreendido bem alguma parte do conteúdo, além de ajudar a guardar as informações no seu cérebro.

Resumos

Os resumos são excelentes porque, para elaborá-los, é preciso que você entenda, processe e simplifique o conteúdo e, em seguida, reescreva-o de modo sintetizado e com suas próprias palavras.

No entanto, para que os resumos sejam formas realmente eficientes de estudo, é preciso que sejam curtos e simples, para que você possa consultá-los regularmente. Sendo assim, não adianta transcrever grandes trechos sem entender bem o que está sendo escrito — isso será apenas tempo perdido!

Mapas mentais e fichas de estudo

Os mapas mentais são excelentes formas de estudar! A partir de uma ideia centralizada, são puxadas várias ramificações do assunto. Por meio de cores atrativas e informações bem sintetizadas, o cérebro cria conexões com essas imagens, fazendo com que seja mais fácil lembrar-se delas posteriormente.

As fichas de estudo seguem o mesmo conceito, mas são menores e contêm menos informações. Por isso, é importante que você monte muitas fichas: simples e rápidas de fazer. Elas são excelentes ferramentas para que você tenha acesso ao conteúdo sintetizado! Que tal testar qual das duas técnicas é a melhor para você ou, até mesmo, utilizar as duas simultaneamente?

Acrônimos

Acrônimos são siglas criadas por meio de associações com palavras que você precisa memorizar. Essas palavras devem significar conceitos, portanto, devem ser marcantes. ANVISA, por exemplo, é o acrônimo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Associações e vínculos

Fazer associações também é uma técnica muito boa para a memorização de conceitos, principalmente considerando que alguns concursos exigem que sejam memorizadas datas e acontecimentos históricos. No meio de tanta informação, esses dados podem ser facilmente esquecidos!

Para criar associações, basta pensar em algo que possa remeter àquele dado. Se você usar essa técnica pensando em situações inusitadas, o conteúdo poderá ser memorizado mais facilmente ainda, já que essa fuga do comum pode ajudar o cérebro a armazená-lo.

Descanso

Isso mesmo! Para que você consiga absorver todo o conteúdo de que precisa, é importante que seu cérebro esteja preparado. Por isso, não adianta dormir pouco, se alimentar mal e tentar aplicar os horários dessas atividades para estudar, pois você estará cansado demais para compreender a matéria. Durma oito horas por dia e lembre-se de se alimentar bem. Também é importante ter um local de estudos silencioso e com poucas distrações, para que você não perca a concentração facilmente.

Gostou das nossas dicas? Agora, mãos à obra! Para ajudar seus amigos e colegas que também estão estudando para concursos ou outras provas. Compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente nossas técnicas de memorização para eles!

Curso de Português BH Técnicas de memorização.

Agende uma aula e conheça o nosso curso de português!

– Clique na imagem abaixo e ligue agora!

Curso de Português BH Técnicas de memorização

– Assim que estiver disponível o Professor Marcelo Burgel liga para você! Informe-se! Conheça o curso!

– Conheça também o nosso curso de redação e curso de português em Belo Horizonte.

“Não vendo cursos, conquisto satisfeitos!”

Professor Marcelo Burgel

OABMG 75269

Curso de Português BH Técnicas de memorização