Melhor Curso de Português de BH | Zap
(31) 99944-8403

Curso Português | Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação

"Não vendo cursos, conquisto satisfeitos."

Transparência faz parte do nosso negócio, ela traz credibilidade ao nosso curso. O professor Marcelo Burgel, aprovado em vários concursos públicos de provas e títulos, sendo três deles entre os 20 primeiros colocados, é Pós-Graduado em Direito, foi Assessor da Escola Judicial, Instrutor de Língua Portuguesa e Revisor no TRT/MG, além de ter prestado serviços de revisão e cursos de português para OAB/MG, para outros órgãos públicos e para empresas indicadas pelo CDL/BH. É um grande prazer ensinar para os candidatos o caminho da aprovação em concursos públicos e na redação do Enem.

Curso Português | Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação

Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação. A todo momento, os advogados usam da comunicação escrita para veicular teses, informações e requerimentos em defesa dos direitos e interesses de seus clientes.

Esse fato torna o português jurídico uma disciplina essencial para o bom desempenho desse ofício. No entanto, nem todos os operadores do Direito tiveram a oportunidade de aprimorar essa competência-chave, e ainda não colhem os benefícios de um domínio adequado da língua.

A principal vantagem desse conhecimento se relaciona a um ponto central do Direito: a argumentação. Afinal, o português jurídico afeta direta e positivamente a defesa de teses e posicionamentos O objetivo é permitir ao profissional uma série de recursos para auxiliar no convencimento e adesão dos espectadores.

Ficou curioso? Prossiga e descubra que recursos são esses e como eles podem aprimorar suas habilidades profissionais!

Construa argumentos claros, concisos e objetivos

No Direito, a argumentação tem como objetivo obter determinada consequência jurídica para um caso real ou hipotético (questões de provas, exames e concursos). É assim, por exemplo, quando afirmamos a existência de um dano a ser reparado, a invalidade de uma lei contrária à Constituição Federal, a perda de um prazo, etc.

Nesse sentido, a linguagem utilizada pelos profissionais do Direito deve conter certas qualidades:

  • permitir a compreensão imediata dos argumentos, sem margem para dupla interpretação. Por essa razão, qualquer ambiguidade pode trazer consequências jurídicas imprevistas;
  • veicular o maior número de ideias e conceitos úteis ao convencimento dos envolvidos. Utiliza-se do menor número de palavras possível, administrando de forma eficiente o tempo e a paciência dos demais profissionais;
  • mirar a consequência jurídica desejada, sem desvios, evitando brechas e facilitando a adesão dos interlocutores à tese proposta.

Tais atributos — respectivamente: clareza, concisão e objetividade — podem ser incorporados à nossa comunicação escrita e oral por meio do estudo português jurídico.

Essa disciplina atua não só na correção gramatical, mas principalmente ampliando o vocabulário e otimizando o uso das estruturas dos textos jurídicos. Com ela, aprendemos os termos mais importantes da linguagem jurídica, as formas adequadas de organizar e expor ideais, os modelos persuasivos para demonstrar o pensamento e coisas do mesmo gênero.

Assim, obtemos uma série de recursos para aprimorar nossas habilidades de argumentação, posicionamento e defesa de ideias.

Domine a linguagem específica do Direito

Certas palavras e expressões podem ter um significado no uso corrente e outro quando relacionadas a questões jurídicas específicas. Isso porque, embora as leis, petições, artigos, recursos e peças sejam redigidas em língua portuguesa, a prática jurídica tem suas particularidades, como toda e qualquer linguagem técnica.

Isso acontece, por exemplo, com o termo incompetência, que pode se referir a um atributo profissional negativo ou a falta de poderes para julgar uma causa, dependendo do contexto.

Sendo assim, precisamos de um bom domínio do português jurídico.  O objetivo é  compreender o conteúdo dos textos jurídicos, bem como para produzi-los com um uso adequado dos termos específicos.

Obtenha uma vantagem estratégica em provas e exames

As principais provas de concurso, atualmente, exigem do candidato a resposta de questões discursivas, além da redação de peças jurídicas e de textos dissertativo-argumentativos.

Nesse sentido, o domínio do português jurídico faz toda a diferença, uma vez que compreender as questões propostas e produzir bons argumentos influenciam diretamente as chances de aprovação do candidato.

Então, uma dica importante, caso você tenha interesse em ingressar no serviço público, é procurar um curso específico de português jurídico. Afinal de contas, vimos que essa disciplina é essencial para aprimorar sua argumentação.

Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação

Se interessou em fazer um curso de português jurídico? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a aprimorar suas habilidades!

Gostou das nossas dicas? Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação. Então não deixe de curtir nossa página no Facebook para continuar acompanhando todas as novidades!

Estudar de forma eficiente e dar prioridade para as disciplinas mais exigidas, principalmente português e matemática, é a melhor estratégia para se preparar para os próximos concursos. Mas antes de abrir a apostila, não esqueça de curtir nossa página no Facebook para continuar recebendo nossas dicas!

Marcelo Burgel recomenda – melhores sites jurídicos:

 

Âmbito Jurídico

O Âmbito Jurídico é um dos mais antigos portais jurídicos do Brasil, o mais completo portal. Além de conter notícias, informações e serviços para seus usuários, ele também dispõe de cadernos separados por temas (com áreas de atuação tradicionais e novas), modelos de petições, contratos, fluxogramas, despachos e sentenças, informações sobre concursos e muito mais.

Migalhas

O Migalhas é um portal jurídico sério, que se tornou amplamente conhecido pelos informativos com diversos temas do dia. São sempre críticos – em boa medida – e nos remete à reflexão das notícias!

Consultor Jurídico

Também conhecido como Conjur, é um site independente de publicações sobre Direito e Justiça. Editado por jornalistas experientes que zelam pela fidelidade das informações veiculadas e conta com colaboradores da área. (advogados, juízes, integrantes do Ministério Público)

É um portal interessante por apresentar as últimas notícias separadas por data (são inúmeras, incontáveis). Por editar o Anuário da Justiça, que descreve em linguagem simples e didática as principais decisões dos tribunais superiores. (STJ, TST, TSE, STM e do STF)

 

Saiba Mais Sobre Nosso Curso de Português – Matriculas Abertas

– Clique na imagem abaixo e ligue agora!

Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação

– Assim que estiver disponível o Professor Marcelo Burgel liga para você! Conheça o curso!

  • Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação

– Conheça também o nosso curso de redação e curso de português em Belo Horizonte.

“Não vendo cursos, conquisto satisfeitos!”

Professor Marcelo Burgel

OABMG 75269

Entenda como o português jurídico pode aprimorar sua habilidade de argumentação |  Desenvolvido por Metas Digitais